Sábado, 19 de Outubro de 2019
Mais Noticias Locais

Saúde planeja implantar "Acesso Avançado" a 100% da rede até o fim do ano.

Programa consiste em eliminar o agendamento de consultas na atenção básica.

Publicada em 01/10/19 às 08:18h - 27 visualizações

por VOX FM


Compartilhe
   

Link da Notícia:

DIVULGAÇÃO  (Foto: VOX FM)

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, traçou cronograma para implantar gradativamente o projeto Acesso Avançado em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município. A iniciativa consiste em atender o munícipe sem a necessidade de agendar consulta. Conforme o planejamento da pasta, o modelo deve chegar a 100% das unidades até o final de 2019.

Dentre as justificativas para implantação do programa, a secretaria espera por melhor aproveitamento das consultas. Com o sistema de agendamento, o volume de faltas não justificadas compromete 18% da cota ao mês na atenção básica. Além disso, com o paciente sendo atendido diretamente na unidade de saúde do bairro, a expectativa é que haja diminuição da sobrecarga da UPA. A unidade chega a contabilizar 60% das consultas para casos de menor complexidade.

Atualmente, o Acesso Avançado está em funcionamento nas unidades dos bairros Solo Sagrado, Alpino, Nosso Teto, Nova Catanduva, Lunardelli, Gaviolli, Flamingo e Pedro Nechar. A cada semana, aumenta a lista das unidades com o Acesso Avançado em prática. Ao todo, 18 unidades na atenção básica terão a nova modalidade de trabalho consolidada.

Por meio do programa, 70% da cota para o atendimento são destinados à livre demanda, ou seja, o paciente é atendido pela equipe no mesmo dia em que procura pelo serviço. O restante, 30% dos atendimentos, é reservado ao agendamento, normalmente preenchido para consultas de acompanhamento de pré-natal, puericultura e situações clínicas que demandam tempo maior devido à complexidade.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (17)9 9723-1013

Visitas: 505539
Usuários Online: 25
Copyright (c) 2019 - VOX FM - SAUDADE É A NOSSA ESPECIALIDADE