Mais Noticias Locais

Saec flagra 32 "gatos" de água.

Consumidor pego é multado e ainda precisa pagar água furtada.

Publicada em 29/07/19 às 09:43h - 266visualizações

por VOX FM


Compartilhe
   

Link da Notícia:

DIVULGAÇÃO  (Foto: VOX FM)

A SAEC (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) divulgou números de casos de furtos de água, popularmente conhecidos como “gatos”, neste ano. 

De janeiro até agora (julho), foram descobertas 32 fraudes a hidrômetros, em diversos pontos da cidade, com maior frequência em imóveis residenciais.

Dentre essas fraudes, foram detectados desvios na passagem de água em instalações paralelas antes da leitura no hidrômetro, perfuração da cúpula do hidrômetro com agulha e o uso de arame para travar o mecanismo, ligações irregulares direto na rede de abastecimento e violação do lacre da água cortada.   

Além de receber denúncias, suspeitas para esse tipo de situação também são levantadas a partir de monitoramento operacional da autarquia, relacionado à queda do consumo do abastecimento de água de determinado imóvel.

As violações a hidrômetros ou ligações clandestinas são consideradas crimes, passíveis de multa. Segundo a Saec quando detectada a fraude, o consumidor é multado em R$ 834,26 e o proprietário tem 30 dias para adequação nos padrões da SAEC. Caso não seja feita a regularização, as multas passam a ser mensais, no valor de R$ 143,83. 

Além disso, quando constatado o furto, a água subtraída clandestinamente é cobrada. Os valores são retroativos a cinco anos do flagrante, calculados pela média dos próximos três meses após a adequação.

O furto de água é crime previsto no artigo 155 do Código de Penal, com pena de detenção de um a quatro anos ou dois a oito anos de reclusão e multa. 

Caso moradores suspeitem que alguém esteja com “gato” de água, podem fazer a denúncia pelo telefone da SAEC: 3531-0600.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (17)9 9723-1013

Copyright (c) 2021 - VOX FM - SAUDADE É A NOSSA ESPECIALIDADE