Mais Noticias Locais

Energia elétrica: Aneel aprova índice de reajuste para Catanduva e cidades da região.

Consumidores residenciais pagarão menos 0,59% na energia; rurais e comerciais terão acréscimo de 1,31%; para indústrias e consumidores de média e alta tensão, conta sobe 4,1%.

Publicada em 11/07/19 às 09:50h - 248visualizações

por VOX FM


Compartilhe
   

Link da Notícia:

DIVULGAÇÃO  (Foto: VOX FM)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na última terça feira, o índice de reajuste tarifário da Energisa Sul-Sudeste, empresa que atende Catanduva e cidades da região. 

O efeito médio a ser percebido pelo consumidor será de 1,30%, e passa a valer a partir de 12 de julho. A redução dos encargos setoriais e ganho de eficiência da distribuidora contribuíram para um reajuste tarifário médio abaixo da inflação registrada no período.

Vamos separar em grupos os consumidores para ficar claro para quem o valor da energia sobe para quem desce.

Para clientes de baixa tensão, que correspondem a cerca de 85% dos consumidores da Energisa Sul-Sudeste, os valores ficarão praticamente estáveis, com pequena diferença. Nesse grupo estão os consumidores residenciais, com pequena redução no valor da energia: -0,59%. Também no grupo de baixa tensão estão os consumidores comerciais e rurais, com acréscimo de 1,31% nos valores de energia. 

Já os clientes de alta e média tensão (indústrias, por exemplo), terão acréscimo nos valores de energia: 4,1%.

Do total do valor reajustado, a maior parte diz respeito à compra de energia, e é um valor que não fica com a distribuidora. Neste caso, a Energisa Sul-sudeste apenas arrecada o valor na tarifa para pagar a compra de energia aos agentes geradores. 

Daiane Graçano, gerente de regulação do grupo Energisa, fala sobre como funcionam os reajustes de energia.

Ela explica que a tarifa de energia elétrica é composta por custos da distribuição, que formam a Parcela B da tarifa. É por meio dessa parcela que a Energisa Sul-Sudeste distribui energia a todos os clientes, paga funcionários, fornecedores e prestadores de serviço, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados nos 82 municípios atendidos nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Estes investimentos têm como objetivo oferecer uma energia mais segura e de qualidade e promover o desenvolvimento regional. 

A outra parcela, denominada Parcela A é composta pelos custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos.

Nos processos de Reajustes Tarifários Anuais, envolvendo a Parcela B, a Aneel promove o reajuste desta parcela a fim de corrigir seu valor pelo índice de inflação acumulado no último ano. Além disso, nesse processo a Aneel aplica um fator de ajuste que visa compartilhar com seus consumidores o ganho de eficiência obtido pela empresa e, com isso, diminuir o impacto do índice de reajuste anual. Já os itens que compõem a Parcela A são integralmente repassados na conta de energia e não tem interferência da distribuidora.

O preço final da tarifa é dividido, portanto, em duas parcelas:

Parcela A – trata-se de custos cujos montantes e preços escapam à vontade ou gestão da distribuidora, que atua apenas como arrecadadora; 
Parcela B – custos diretamente gerenciáveis, administrados pela própria distribuidora, como operação e manutenção e remuneração dos investimentos.



INVESTIMENTOS
A Energisa Sul-Sudeste investirá R$ 381,7 milhões ao longo dos próximos três anos em melhorias no sistema elétrico na área de concessão da distribuidora. Somente em 2019, a empresa aportará R$ 142,9 milhões. O volume é 12,6% maior do que foi previsto em 2018 e o aporte será voltado, principalmente para construção de novas subestações (SE), linhas de distribuição (LD) de energia, e aquisição de um novo transformador móvel com capacidade de fornecimento de 25 megavolt-ampere (MVA), o equivalente ao fornecimento de um município com cerca de 35 mil habitantes. 

Os investimentos no sistema elétrico da distribuidora beneficiarão 38% dos clientes da empresa que estão presentes nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (17)9 9723-1013

Copyright (c) 2021 - VOX FM - SAUDADE É A NOSSA ESPECIALIDADE