Mais Noticias Locais

Junho Vermelho incentiva doação de sangue em época de baixa nos estoques.

Hemonúcleo de Catanduva precisa de 35 a 40 doadores por dia para atender a demanda.

Publicada em 04/06/19 às 09:00h - 184visualizações

por VOX FM


Compartilhe
   

Link da Notícia:

DIVULGAÇÃO  (Foto: VOX FM)
Ariane Pio - Jornal "O Regional"

Para destacar a importância da doação de sangue nessa época do ano, começou no último sábado, dia 1, a campanha Junho Vermelho. O mês de junho é tipicamente o período que as temperaturas começam a cair, propiciando aumento da incidência de infecções respiratórias. Por isso, cai o número de doadores de sangue. Porém, o número de pessoas que necessitam de sangue, se mantém.

Segundo Marceli Mambeli, encarregada administrativa do Hemonúcleo de Catanduva, esse mês é o período em que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue.  Por isso, Marcela está pedindo ajuda da população que pode doar. 

Lançada no estado de São Paulo, a campanha Junho Vermelho ganhou status de lei estadual em 15 de março de 2017 (nº 16.386). 

A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%.

O Hemonúcleo fica na rua 13 de Maio, nº 974, no centro de Catanduva. O horário de funcionamento é das 7 às 13 horas de quarta-feira a domingo. Informações pelo telefone (17) 3522-7722.

A doação de sangue é 100% voluntária. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

A falta de sangue pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos hospitalares.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (17)9 9723-1013

Copyright (c) 2021 - VOX FM - SAUDADE É A NOSSA ESPECIALIDADE