Mais Noticias Locais

Metade da população de Catanduva pode ter direito a isenção de impostos na compra de carro, e não sabe.

Presidente da Abridef, Rodrigo Rosso, conversou com a Vox e com Jornal

Publicada em 21/05/19 às 08:48h - 266visualizações

por VOX FM


Compartilhe
   

Link da Notícia:

DIVULGAÇÃO  (Foto: VOX FM)
Cíntia Souza - Jornal "O Regional"


É provável que metade da população de Catanduva tenha direito a isenção de impostos na compra de um carro zero quilômetro, mas a maioria não sabe disso. São moradores que têm deficiência aparente ou não, como é o caso das pessoas que já enfrentaram o câncer ou até mesmo pais que tenham filho com síndrome de down ou autismo.

A informação é de Rodrigo Rosso, presidente da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (Abridef). Dados do último censo do IBGE mostram que 24% da população tem alguma deficiência, mas Rodrigo conta que um em cada dois brasileiros tem isenção de impostos para compra de carro pela legislação vigente. 

“Pela legislação vigente, o benefício ocorre para compra de automóveis 0 Km de até R$ 70 mil. Há isenção dos seguintes impostos: IPI, IPVA, IOF e ICMS”, informa Rodrigo. Ele afirma que pais de crianças com Down ou autismo, pessoas com deficiência visual, mulheres mastectomizadas, homens com sequelas devido a câncer de próstata, todos podem ter isenção de impostos na compra de carro.

O mercado para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida está aquecido, já que a venda de carros para esse público teve um aumento de 41% no ano passado, quando foram vendidos, em todo o Brasil, mais de 264 mil veículos com isenção de impostos para pessoas com deficiência e familiares. A previsão é de crescimento de mais de 30% só entre janeiro e maio deste ano.
O desempenho crescente desse segmento deve-se ao maior conhecimento, pela população, da lei de isenção para pessoas com deficiência, que vigora há mais de 20 anos e que desde 2013 estende-se a familiares das pessoas que não podem dirigir (com deficiência visual, mental, intelectual ou física grave), além de quem tem mobilidade reduzida em graus elevados, como: tendinite crônica e problemas graves na coluna, quadril, joelho e outros. 

Ribeirão Preto vai sediar a principal feira para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida entre 24 e 26 de maio, no estádio Palma Travassos. É o Mobility & Show, evento do qual Rodrigo Rosso também é presidente.

A feira terá diversas montadoras de veículos oferecendo os automóveis com isenção de impostos, inclusive com test-drive de veículos adaptados. Serão mais de 40 modelos de diversas marcas.
“A expectativa é que sejam realizados cerca de 500 test-drives em três dias de evento, com o objetivo de contribuir para o crescimento desse segmento do mercado automobilístico”, finaliza Rodrigo.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (17)9 9723-1013

Copyright (c) 2021 - VOX FM - SAUDADE É A NOSSA ESPECIALIDADE