Terça-feira, 19 de Março de 2019
Mais Noticias Locais

Catanduva é a terceira em captação de órgãos do Noroeste Paulista.

Em 2018 foram 87 doações. Já em 2017 tinham sido apenas 28.

Publicada em 10/01/19 às 07:27h - 744 visualizações

por VOX FM


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: DIVULGAÇÃO)
Karla Sibro - Jornal "O Regional"

Catanduva é a terceira cidade do Noroeste Paulista em captação de órgãos para transplante.  A informação é da Comissão Intra-Hospitalar de Transplante (CIHT) da Fundação Padre Albino por meio de dados da Organização de Procura de Órgãos (OPO), de São José do Rio Preto. O número de captações na cidade triplicou. 

Em 2018 foram 87 doações, enquanto em 2017 tinham sido apenas 28. 

Para fortalecer o trabalho de concientização, a Fundação Padre Albino promoveu a campanha ‘A Vontade é Sua. A Decisão é Deles’, durante o ano passado, o que levou ao aumento nas doações.

Em 2018, das 87 doações, foram 66 córneas e 21 de múltiplos órgãos, entre os quais fígados, rins e pâncreas. 

A CIHT é responsável pelo acolhimento e a abordagem com os familiares nos hospitais Emílio Carlos (HEC) e Padre Albino (HPA). O CIHT visa primeiramente o acolhimento familiar e a humanização na etapa do luto. “Após o consentimento inicia-se a corrida contra o tempo para realizar todo o processo de doação/transplante que é de alta complexidade. Os profissionais são treinados e capacitados para este trabalho”, constata o coordenador da CIHT e da UTI do HPA, professor doutor Jorge Luis dos Santos Valiatti.

“É importante ressaltar que a doação de órgãos é totalmente custeada pelo SUS, ou seja, a família não tem nenhum gasto para isso, pois quem decide sobre a doação é a família. A grande parte de recusas é devido a desconhecer a vontade do potencial doador. Isto somente será atenuado, quando todos os brasileiros tiverem acesso a informações e tomar esta decisão em vida”, afirma Valiatti.

A doação de órgãos não interfere no velório e sepultamento, tampouco na aparência. É um ato de generosidade e empatia” informa Comissão Intra-Hospitalar.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário






Nosso Whatsapp

 (17)9 9723-1013

Visitas: 327724
Usuários Online: 30
Copyright (c) 2019 - VOX FM - SAUDADE É A NOSSA ESPECIALIDADE