Durante o evento Mercado em Sintonia, realizado dia 25 de setembro, dia do rádio, pela ABERT em São Paulo, a Kantar Ibope Media lançou o estudo Inside Radio, que contem as principais informações sobre este veículo de comunicação no Brasil.
Daniel Starck é diretor do site tudorádio.com, e esteve conectado com a VOX para falar mais desses dados levantados pelo Ibope, durante o jornal Vox Informação.
Segundo Daniel, esses dados do Ibope mostram que o rádio segue mais forte do que nunca, já que 83% da população (considerando 13 regiões metropolitanas) ouvem rádio, e 3 em cada 5 ouvintes escutam o veículo diariamente. Além disso, comercialmente, em um momento que se fala tanto de internet, segue forte e efetivo.
Segundo o levantamento do Ibope, 7.348 anunciantes investiram em campanhas publicitárias no Rádio no primeiro semestre desse ano. Desse total, 3.686 voltaram suas verbas exclusivamente para o rádio, o que representa que mais de 50% do total dos anunciantes acreditaram apenas no Rádio. Outro detalhe também tem importância: Dos 7.348 anunciantes, 3.541 fizeram investimento pela primeira vez.
Ainda segundo o diretor do site tudorádio.com, além desses dados comerciais, o Ibope mostrou audiência expressiva do rádio em todas as faixas etárias, principalmente naquela que chamamos de economicamente ativa.
No total, o rádio possuí um tempo médio diário de 4h33, ou seja, 4h33 é o tempo médio que as pessoas passam ouvindo rádio todos os dias. Esse consumo tem o pico nas faixas da manhã, com os volumes mais elevados nas faixas das 09h, 10h e 11h. Mas, na verdade, o estudo Inside Radio 2019, do Ibope, destaca o fato de que a audiência de rádio pouco oscila ao longo do dia ou seja, o "horário nobre" do meio é praticamente todas as horas.
Entre a faixa etária dos ouvintes, a maior parcela está entre 20/34 e 35/49, com ambos registrando 86% de alcance.